sábado, 5 de dezembro de 2009

Genômica nos programas de melhoramento genético avícola

Boa Noite...
depois de tanto tempo...(aliás...tempo ultimamente tá dificil de encontrar...mas...) vou postar um assunto que achei interessante.
Na verdade é uma parte de um trabalho científico que eu encontrei quando estava procurando referências para o meu manuscrito da revista, onde estou fazendo uma revisão sobre melhoramento genético em aves de produção como Frangos de corte e Poedeiras...
É só uma parte do artigo...que relata resumidamente formas de realizar seleção através de informações moleculares, ou seja, diretamente pelo genótipo através da utilização de marcadores moleculares capazes de encontrar genes de interesse em aves...

Então vamos lá...

...A produção de aves, tanto de corte como postura, teve um crescimento enorme no século passado. Isso foi possível devido a melhorias no manejo, nutrição, ambiente, instalações, sanidade e, principalmente, devido aos progressos obtidos pelo melhoramento genético. O grande aumento do volume de produção e a eficiência de produção por ave são atribuídos, na sua maioria, ao desenvolvimento genético das linhagens de aves (Albers e Groot, 1998).

O melhoramento tradicional, baseado na teoria da genética quantitativa, tem assegurado ganho genético contínuo de todas as características de produção em aves. A maior parte do progresso genético obtido nas características quantitativas tem sido decorrente da seleção baseada no fenótipo do animal ou na estimativa do valor genético aditivo derivado do fenótipo. Essa seleção é realizada sem o conhecimento do número e do efeito dos genes que atuam nas características de interesse. Apesar disto, as taxas de ganho genético que foram e ainda estão sendo obtidas em programas de melhoramento demostram claramente o poder do uso da genética quantitativa na seleção (Dekkers, 1999).

Entretanto, com o desenvolvimento da biotecnologia, estão sendo disponibilizadas ferramentas para elucidar o controle genético de características quantitativas complexas, como é o caso das características de produção. Dentre essas ferramentas incluem-se a identificação de regiões cromossômicas associadas a QTLs (loci que afetam características quantitativas) e mutações funcionais (causais). A genética molecular poderá então ser utilizada como complemento aos métodos tradicionalmente empregados, através da seleção assistida por marcadores (MAS), para melhorar a eficiência dos programas de melhoramento. Algumas limitações da seleção baseada
no fenótipo poderão ser parcialmente eliminadas com o uso da informação molecular,
possibilitando a seleção diretamente pelo genótipo (DNA), resultando em uma seleção mais acurada ou precoce ou ainda de mais baixo custo (Dekkers e Hospital, 2002), dependendo da característica em questão.

Genômica é a ciência que estuda o genoma aplicado a sistemas biológicos (Lander e Weinberg, 2000). De acordo com Burt (2002), existem 4 áreas de interesse na genômica de aves: 1. Identificação e mapeamento de marcadores genéticos, 2. Mapeamento de QTL, 3. Identificação de genes candidatos e 4. Descoberta de genes.

Bom gente...como eu disse é só uma parte que resume tudo, mas o artigo completo é muito interessante...pelo menos eu achei...e para quem se interessa por esta área de avicultura vale a pena...

Site:
http://www.cnpsa.embrapa.br/genomafrango/publica/ledur.pdf

Até Mais!

Referência:

LEDUR, M.C.; BERTANI, G.R.; NONES, K. Genômica nos programas de melhoramento genético avícola . In: CONFERÊNCIA APINCO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVÍCOLAS, 2003, Campinas. Anais... Campinas: FACTA, 2003. p.87-105.


Nenhum comentário:

Postar um comentário