sexta-feira, 25 de setembro de 2009

NoViDaDe

Olá...boa noite...
ja postei sobre o gene halotano hoje...quer dizer...ontem pq ja passou da meia noite (01:25 embora o editor do blogger diga outra coisa hehe) mas como ainda não dormi e acordei, ainda é hoje...hehe

Voltando...ja postei hoje mas, estava eu aqui em plena sexta-feira a noite procurando alguma coisa interessante para abordar no meu trabalho de Melhoramento que precisa estar pronto pra terça e achei uma reportagem sobre sêmen sexado...bom na verdade não é bem o sêmen sexado e sim o novo SÊMEN REVERSO, onde os espermatozóides X e Y são separados a partir de doses congeladas e com isso é possível escolher o sexo da progênie de um touro que não produza mais sêmen ou que já tenha morrido...achei bem legal isso...ai vai a reportagem então...



Centrais de inseminação ampliam o leque de opções ao produtor

Atentas aos diferentes nichos de mercado, as centrais de inseminação investem cada vez mais na diversificação de seus produtos. Além do sêmen convencional, os catálogos trazem ofertas de doses de sêmen sexado e uma novidade que chegou ao País recentemente - o sêmen reverso. É possível ainda adquirir uma combinação de ejaculados de reprodutores diferentes dentro de uma mesma dose. São diferentes opções para escolha do sêmen.


Presente nos rebanhos desde 2004, ano em que chegou ao País a tecnologia que permite a separação entre gametas feminino e masculino, o sêmen sexado tem consolidada a sua participação no mercado. "Em 2005 produzíamos cerca de 6.700 doses por mês. Hoje são 18.000", informa Evanil Pires de Campos Filho, diretor da Sexing Technologies Brasil, empresa que detém a patente e presta serviços de sexagem para centrais como a CRV Lagoa e a Alta Genetics.


Introduzida no País ano passado, a tecnologia do sêmen reverso consiste na separação dos espermatozóides X e Y a partir de doses congeladas, que são enviadas para o laboratório, descongeladas para posteriormente serem sexadas - no sêmen sexado, o processo é feito antes do congelamento. Graças à técnica do sêmen reverso, é possível escolher o sexo da progênie de um touro que não produza mais sêmen ou que já tenha morrido.


As novidades no mercado de sêmen vão além das doses sexadas. Quem busca compensar as perdas de fertilidade inerentes a programas de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) tem como alternativa o sêmen de "touros múltiplos", um produto que combina três ejaculados de reprodutores diferentes dentro de uma mesma dose. "A complementariedade entre os ejaculados permite um ganho na taxa de concepção de até 9%", diz Fernando Vilela, da ABS Pecplan.


Por Renato Villela


Fonte:
Portal DBO. Disponível em: http://www.portaldbo.com.br/noticias/DetalheNoticia.aspx?notid=33419


Um comentário:

  1. Oi Fran, achei super legal a sua postagem , creio que o sêmen sexado é uma ótima alternativa para a criação de gado, principalmente de leite, lá que é a bezerra que possui importância zootécnia! Esse é o meu tema para a publicação da revista!

    Ah! sem falar no sêmen reverso, muito bom poder usar o sêmen de um animal mesmp depois de sua morte.

    Bom é isso, boa postagem!

    ResponderExcluir